Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A AVENTURA ARTÍSTICA DE ALBERTINA PRATES-''Depoimento de uma correspondente sob efeito de alumbramento''

Aqui está o relato de nossa artista catarinense Albertina Prates que participou do VI FESTIVAL DE ARTES PLÁSTICAS DE GOVERNADOR CELSO RAMOS.
''Fui para Palmas como alguém que vai para um retiro, que deixa lá fora qualquer sentimento de preocupação, e sob o meu ponto de vista não podeira ser diferente. O que passa a valer é o agora. Eu tinha certeza que não seria a mesma, depois que transpusesse os portões do Palmas Hotel para participar do Festival de Artes Plásticas.
Já de imediato ao chegar, o lugar explode no olhar como um zoom fotográfico, pois a paisagem é arrebatadora, montanhas,florestas,lagos, cachoeiras e pastagens . E a medida que o tempo passa, vem as percepções sussurrando os sentidos, texturas, animais silvestres e a intervenção humana na arquitetura e jardins, vários espaços agradáveis de acomodação, lazer e estudos das oficinas.
Percebi que tudo era motivo pra eu rir. Mas não era um riso superficial, mas sim de puro prazer por ter me dado esse presente: a alegria de compartilhar e de estar junto por alguns dias com pessoas especiais. Eu senti que as oficinas não iriam me ensinar a desenhar ou a pintar, mas sim  ter algo profundo que é a redescoberta dos sentidos e dos significado das coisas.Não era uma concentração para exibir meus talentos, mas para avaliar se eles estão bem conectados e dialogando com o mundo que vivo. E se não estiverem, como perceber para apurá-los, ramificá-los, procurando formas variadas e acertivas de expressá-los.
Participei e bisbilhotei as oficinas com a alma de criança, fazendo um exercício prazeroso de sacudir meu ''self '' adormecido.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário