Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

HOVERPHOONIC

Tenho uma amiga que mora em Los Angeles e há anos  ganhei um cd dela da banda  Hooverphonic. Este  mesmo que está postado com a imagem  acima. A música deles é simplesmente linda e tem poucas pessoas que conheço que a  cultuam ou mesmo, conhecem.  De cara,  eu me apaixonei pelo estilo musical.  Eles são pouco conhecidos no Brazil. Na verdade é um trio belga, que tem formação  desde 1995. Eles misturam música eletrônica com elementos de pop, trip-hop e algo minimalista que podeira ser classificado de ''ambient''.  A formação original era Alex Callier (guitarrista e programador), Frank Duchêne (tecladista) e Liesje Sadonius (vocalista), que deixou o trio em 1998, sendo substituída por Geike Arnaert, que se tornou a voz e a imagem oficial do grupo.
A popularidade do grupo aumentou em 1996, quando eles contribuíram com a canção "2Wicky" para o filme Beleza Roubada, de Bernardo Bertolucci. O Hooverphonic pode ser assimilado ao lado menos alternativo de grupos como Massive Attack ou Portishead, formando com eles as referências principais no movimento trip-hop que ocorreu nos anos 90 na Europa.
As principais influências do grupo são o compositor italiano Angelo Badalament e os dois principais representantes do trip-hop na Europa  que são  o Massive Attack e o Portishead.
Ao final de 2008,  a cantora Geike anuncia sua saída da banda em busca de uma carreira solo, para a qual já vinha trabalhando há alguns meses. O último concerto do Hooverphonic aconteceu  no Tele-Club, Ekaterinburg, na Rússia, em dezembro. Foi gravado pela MTV e transmitido no ano seguinte.   Até hoje eles não retornaram a cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário