Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

GEORGES DAMBIER E SEU MUNDO GLAMOUROSO DA FOTOGRAFIA DE MODA

Sempre vejo fotografias antigas  e confesso que fico horas viajando na atomosfera retrô das imagens, principalmente na fotografia de moda. Eu as uso algumas  vezes como material de pesquisa para a elaboração de alguns trabalhos de arte.  Aliás, nunca vi tantos ilustradores atuais revisitando coisas do passado. Já tive contatos muito legais com gente que trabalha com o universo da moda e através destas pessoas acabo conectando informações. Eu tenho  um espírito aventureiro de fazer links com coisas que me surpreendem como imagens antigas e modernas do mundo da fotografia. Em uma imagem de moda voce pode  ficar imaginando quem seriam as modelos, como acontecemm as cenas, a produção, etc.  Estes dias, me  deparei com o trabalho de Georges Dambier, pois andei vendo umas fotos dele que me chamaram a atenção. A história dele é bem interessante e resolvi publicar aqui.
Nascido em 1925, Georges Dambier primeiro foi trabalhar para o pintor Paul Colin, onde aprendeu desenho e design gráfico. Então, ele conseguiu um emprego como assistente de Willy Rizzo, um fotógrafo famoso retratista (Studio Harcourt, Paris Match). Lá, ele descobriu a fotografia e conheceu  os fundamentos desta arte, principalmente a iluminação. Georges Dambier tinha 20 anos quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim e foi  um momento em que o cenário social em Paris, de repente mudou. Em meio as mudanças todas, ele frequentava cabarets e clubes de jazz de Saint Germain des Prés, onde artistas famosos e celebridades  viviam em brilhantes festas e bailes. Uma noite, ele conseguiu tirar umas fotos da atriz  Rita Hayworth, que havia chegado incógnita em uma boate famosa chamada Le Jimmy. Ele  acabou fotografando-a e  vendendo  as imagens exclusivas para  a revista France Dimanche. Pois bem, ele  acabou ganhando  um trabalho na revista como fotógrafo-repórter. Em seu novo emprego  ele foi enviado para todo o mundo para cobrir eventos.  No entanto, com sua predileção para o design gráfico e a estética, o seu gosto pelo refinado mise-en-scene, e por insistência de muitos amigos, como Capucine, Suzy Parker, Jacques Fath, Bettina, Brigitte Bardot, Jean Barthet, ele foi conduzido  em direção da  fotografia de moda.
Como Georges Dambier ia cada vez mais se destacando pela sua arte, ele foi contratado por Helene Lazareff, diretora da revista Elle, a revista de moda. Ela encorajou-o e deu-lhe o seu primeiro trabalho como fotógrafo de moda. Georges Dambier não se conformava com a técnica padrão de tirar fotos de moda, com modelos de pé sem emoção e aparentemente indiferentes à câmara. Em vez disso, ele mostrou modelos sorrindo,  muitas vezes em ação ou poses fiferentes do que se fazia na época.  Acima de tudo ,Georges Dambier  tinha a capacidade de colocar os seus assistentes  à vontade (muitos deles eram amigos), que o ajudara a criar verdadeiras imagens de maneita intimista e que ficaram como ícones da imagem no mundo da moda. 
Com seu estilo delicado e técnica apurada, seu trabalho revela uma realidade de grande elegância. Enquanto sua carreira florescia, ele se tornou  conhecido por sua habilidade de capturar a essência do feminino chique e um glamour em suas imagens.
Em 1954  Robert Capa ,  Diretor da Agência Magnum Photo lhe pediu para liderar um departamento de moda da Agência. Infelizmente, Capa morreu algumas semanas mais tarde, quando cobria a guerra da Indochina. Enquanto isso, Georges Dambier montou seu próprio estúdio e contribuindo para a  revista Elle e outras  como : Vogue, Le Jardin des Modes, Marie France .
Além de seu trabalho na publicidade, Georges Dambier fez retratos de capas de diversas publicações  e cartazes (posters)
Como sua reputação cresceu, ele teve oportunidades para conhecer e fotografar celebridades de mundos diferentes. Ele capturou o rosto dos artistas mais notáveis da década de 1960. No final dos anos oitenta, Georges Dambier retirou-se para uma vida mais tranqüila no campo. Ele agora vive no Périgord (França), em um hotel que ele transformou  a  partir de uma antiga mansão familiar.
Abaixo estão imagens de seu fabuloso trabalho. Veja mais em www.georgesdambier.fr









Nenhum comentário:

Postar um comentário