Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O amor contado pelo olhar poético e pela arte de Fê Luz

Fê Luz é uma artista plástica e poetisa que vive em Florianópolis. Com formação em Artes Plásticas, ela é dessas pessoas que traduzem um universo rico e inquieto na expressão de sua arte. Fê Luz trabalha com desenho, poesia, intervenção urbana, instalação, objeto e arte mural. Conheço-a através de  alguns de seus trabalhos e interações artísticas e percebo que ela tem uma riqueza no  desenvolver o conceito de sua arte, através de sua pesquisa e  um olhar  muito peculiar e primoroso do mundo que a cerca. O que é bacana em Fê Luz, é que se percebe que ela é como um pássaro que abre suas asas e tenta alcançar um vôo maior. Sempre acho que um verdadeiro artista deve se arriscar e tentar voar mais longe em suas experiências, fazendo um tempo novo, percorrendo novos territórios e se arriscando.  E Fê Luz, faz isto com rigor e  maestria.  Fê já havia feito um trabalho interativo,  onde aplicava frases em tom poético e questionador em alguns pontos da cidade. Estes registros talvez lhe deram também  a possibilidade de perceber cada vez mais sua habilidade questionadora e seu pensamento poético sobre a vida. Ela tem duas premiações recebidas  na categoria poesia pelo Edital de Apoio a Criação e Produção/Letras da Fundação Catarinense de Cultura, com os livros Dormir Pedra/Acordar Passarinho, Editora Letras Contemporâneas (2001) e Pequenas Quinquilharias para Colecionadores Precoces (independente-2002).
Ela agora lança o livro de poemas Verbalizações do Amor em Transe. O lançamento será dia 22 de outubro (sexta-feira) às 19h, na Fundação Cultural Badesc, aqui em  Florianópolis.
Fê se arrisca num vôo que propõe um  diálogo entre a poesia e as artes visuais por meio de uma fusão entre palavras de maneira visual e escrita.  São 68 arte-poemas, que tem como tema o amor e suas etapas, onde ela fala sobre o nascimento, o corpo e a morte do amor (passagem). Estes temas  compõem os três capítulos do livro que tem uma preocupação estética e lúdica de fazer o espectador transitar pelo universo proposto pela artista.
A contracapa da publicação é assinada pelo escritor Fabrício Carpinejar, onde ele indica alguns fragmentos filosóficos dizendo :"Não caia na armadilha de concluir que é uma escrita automática, surrealista, feita do insconsciente e dos sonhos". Segundo o escritor o livro de  Fê Luz -Verbalizações do Amor em Transe, tem um conceito de uma literatura orgânica, pensada e fabulada.
Como todo lançamento de livro possa parecer clássico na concepção, a autora introduziu  para o dia, também  a apresentação de um vídeo-arte criado a  partir do livro.
Verbalizações do Amor em Transe é uma publicação independente e será lançada na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre e depois no espaço da Associação de Escritores Independentes. A publicação conta com  o apoio cultural de Renan Vivas Zanotto, Lojas Planetta, Fundação Cultural Badesc e Apta Gráfica. Estão  postadas aqui a capa de seu livro com uma de suas ilustrações e imagens da artista interagindo,  inclusive uma bem divertida realizada no bairro gótico em Barcelona (Espanha).




Nenhum comentário:

Postar um comentário