Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Leigh Bowery e sua obra no uso da imagem


Leigh Bowery, artista multimidia,  foi a arte moderna viva e ambulante.  Ele criava e se transformava em diversas figuras em suas perfomances. Não tinha medo de se arriscar e não parava de criar.  Suas perfomances aconteciam em museus de arte, galerias e na rua, além de se apresentar em clubes noturnos. Interessado na figura não conformista de Bowery, que fazia a cena undreground de Londres e Nova York ferverem,  o coreógrafo britânico Michael Clark o convidou a colaborar como intérprete e responsável pelo vestuário nas montagens de seus espetáculos em 1984. Este encontro resultou num longo e produtivo relacionamento de diversos trabalhos em conjunto.
Leigh Bowery acabou não só desenhando, mas atuando em muitos dos espetáculos de Clark.
Nestes momento de explosão de criatividade, Leigh se apresentava com visuais cada vez mais chocantes: além de ter um corpo gordo,  usava androginia como forma de chocar, colocava perucas em forma de vagina e bocas falsas costuradas no rosto, transformando-se quase que numa forma alienígena e bizarra.  Muitas de suas apresentações envolviam fetiches e teatro, trazendo sempre para assistí-las inúmeras pesssoas, inclusive artistas que o cultuavam.
Prestigiadas galerias como a de Anthony D’Offay e Centros de Arte Contemporânea como a Serpentine Gallery de Londres,  foram palco de suas concorridas perfomances, que também aconteciam nas ruas e nos museus. Na  Galeria D’Offay exibiu a lendária imagem do rosto pintado de azul, como o Deus Krishna. Sua imagem foi capturada por fotógrafos célebres como Annie Leibovitz e Nick Knight. Adquiriu ainda mais fama e notoriedade ao posar como modelo para o genial pintor Lucien Freud.
John Galliano o fashion designer era  fã dele e  utilizava visual  de Bowery em muitos espetáculos  de moda ( e viria a inspirar sua coleção Verão/2003). Em 1988, descobriu que era soropositivo e continuou a trabalhar normalmente. Em 1993, criou a banda Minty, formada por artistas do underground americano que mostrava seu trabalho em festivais e em galerias de arte.
Embora nunca houvesse escondido sua homossexualidade seis meses antes de morrer se casou com Nicola Bateman, amiga de toda a vida, namorada e colaboradora. Morreu, em consequência de uma menigite em 31 de Dezembro de 1994.



Nenhum comentário:

Postar um comentário