Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

O design do dinamarquês Arne Jacobsen

Um dos arquitetos mais famosos do mundo é Arne Jacobsen. Ele é adimirado por conseguir equilibrar design, arquitetura com talento racional e expressivo. O artista nascido em Copenhagen(1902-1971) sofreu influências como a de Le Corbusier (arquiteto, urbanista e pintor francês-1887-1965 ) e foram nessa época que foram formuladas as primeiras características e teorias do design escandinavo moderno com  funcionalidade e o dito ''minimalismo.''
Um dos primeiros sucessos de Arne Jacobsen  foi a Cadeira Formiga  que foi desenhada a pedido de uma empresa dinamarquesa farmacêutica que queria  novas cadeiras para a sua cafeteria.
Em 1956, a Companhia Aérea SAS  contratou  Arne Jacobsen para desenvolver o projeto do Royal Hotel, em Copenhagen. Ele não desenhou só o prédio, mas também os interiores. E foi graças a esse projeto que foram criados dois ícones do design: a Cadeira Egg  e a Poltrona Swan .
Ao olharmos um pouco a história do design destas cadeiras, voce observa que elas tem uma forma orgânica e são originárias do estilo dinamarquês.Todas estas peças sairam de uma mesma escola chamada Klint.
A "Escola Klint" foi fundada em 1924 por Kaare Klint, que era chefe de um pequeno grupo de professores e marceneiros, e foi um projeto modernista não radical do pós-guerra, criado em oposição a decoração rebuscada e aos antigos meios de produção. Os professores eram práticos e pragmáticos  e formaram pelo menos três gerações de designers. A ênfase estava no mobiliário, na arquitetura, na cerâmica, no vidro e nos tecidos,  pois tudo esta interligado numa mesma cadeia de design.
Com o apelo da estética industrial na época, havia na Escola Klint o entendimento de que ''estética industrial pura'' era uma ameaça ao humanismo.  A escola se via na obrigação de equilibrar demandas industriais às necessidades humanas. Esta atitude com relação à produção, a natureza e ao consumidor indicou de certa maneira  a base política dessa escola. Havia uma crença de que todos tinham direito a objetos bonitos e que influenciassem na qualidade de vida, sendo confortáveis e ergonômicos.
Atualmente as cadeiras estão  por vários ambientes por onde  circulamos. Abaixo estão postados os modelos citados aqui. 


Cadeira Formiga em versão acrílica

 Cadeira Egg

Cadeira Swam

Nenhum comentário:

Postar um comentário