Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O olhar oriental do fotógrafo Noel Jones

Tenho um fascínio pela nova geração de fotógrafos japoneses. Eu já publiquei trabalhos de fotógrafos muito bacanas por aqui. Inclusive minha investigação por sites especializados e com ajuda de amigos, descubro  cada vez mais,  coisas muito interessantes. Há muito tempo observo o movimento dos novos fotógrafos asiáticos e a maneira como eles imprimem seu olhar sobre o mundo.
Eu tenho vários contatos com artistas do mundo inteiro e  alguns são do Oriente.Através destes contatos vou estabelecendo conexões sobre arte e cultura em geral. Isto também vai me abrindo um olhar mais coerente e consistente sobre a arte que circula  pelo mundo.  Um destes meus contatos através do site flickr, é o fotógrafo Noel Saikura Jones, ou Noel Jones como ele se identifica. Ele é um jovem de 25 anos nasceu em Singapura, mas reside entre  Hong kong e Tokyo. Noel Jones  faz um fotografia inusitada, com um olhar primoroso que se revela a cada imagem que vejo. Desde que eu o descobri na web, senti um diferencial no seu trabalho e uma maneira especial na construção de sua fotografia. Claro que um oriental tem uma visão muito diferente do olhar de um ocidental, em diversos aspectos da arte. Mas o que me comove no trabalho dele é esta energia, quase que uma diversão.  Eu gosto deste jeito jovem de ver as coisas e do requinte natural e expontâneo na imagem que ele faz.  Percebo  nesta nova geração de fotógrafos é que há naturalidade e um despretensioso minimalismo, que faz um diferencial  na fotografia. Noel Jones, faz ''portraits'' e um fotografia de moda com genialidade.  Como digo sempre e repito, trangredir ainda é uma lei para ser contemporâneo. A cor da fotografia de Noel Jones tem uma aura nostálgica e um existencialismo de linguagem. Aquela idéia conceitual das polaróides está implícita sempre em suas imagens.  Seu trabalho transita por uma direção de arte, onde é perceptível a maneira como ele organiza e documenta seus registros.
Noel Jones trabalha profissionalmente com a fotografia de maneira impecável, criando trabalhos para agencias e publicidade. O site dele é de um minimalismo que voce fica impressionado e entorpecido. É muito moderno, simples, novo e ''cool''.
Veja lguns posts  e depois de  uma olhada em http://www.JoneJone.com/










Nenhum comentário:

Postar um comentário