Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A obra do INTERESNI KAZKI

 Em arte há caminhos de linguagens muito parecidos e aposto que voce jamais imaginaria que a arte urbana do Leste Europeu, poderia parecer com a arte feita aqui no Brasil. Pois andei vendo a obra da dupla de grafiteiros ''Interesni Kazki '' (kiev-Ucrânia) e achei muito parecida com o trabalho dos grafiteiros  brasileiros ''Os Gemêos''.  Toda a história do leste europeu, com a questão do  pós-guerra fria e uma  série de acontecimentos  estão impregnados na linguagem da pintura mural do Interesni Kazki.
Os  ucranianos Aleksei Bordusov  e Wladimir Manzhos  que formam  o ''Interesni Kazki'', tem um trabalho  que pode  lembrar também a pintura  alegórica do universo fantástico, de  Hieronymus Bosch (pintor medieval). Eles utilizam elementos pictóricos  e códigos extremamente surrealistas.
A dupla iniciou  seus trabalhos em parceria no ano de 2004, quando a identidade do trabalho de ambos já estava bem definida. O significado do nome em português é “contos interessantes” e resume bem toda a narrativa  e linguagem criadas pela dupla de artistas. 
O ''Interesni Kazki '' é  especialista em criar grandes murais, tendo o grafite como um diálogo permanente em  sua obra, estabelecendo uma leitura de imagens mágicas e um universo onírico de interpretações. 
É interessante ver a pintura deles em lugares inusitados, onde é  perceptível  um movimento muito parecido ao do  muralismo  sul americano, o  qual  consiste em fazer murais de cunho político nas paredes das cidades e em  prédios públicos. A trajetória do ''Interesni Kazki '' também transita pelo universo das galerias com exposições em alguns lugares do mundo. Na internet há algumas  informações  sobre eles e imagens de seus trabalhos, que vão desde a pintura mural à pinturas em telas com desenhos primorosos, bem como trabalhos de design gráfico.
Vendo as pinturas da dupla, voce  percebe a  influência de símbolos e códigos   como citei, muito similares ao trabalho dos brasileiros ''Os Gêmeos'' e outros artistas da cena mundial,  como o  italiano Blu, o argentino Gualicho e o  grande mestre  do surrealismo Salvador Dali.











Nenhum comentário:

Postar um comentário