Páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Voando no mundo mágico de Marcelo Barnero

Tenho vários arquivos de arte  e há muito tempo   queria publicar informações sobre o artista plástico  Marcelo Barnero.   Muitas vezes observo a arte de diversos artistas e antes de tecer algum comentário, tento avaliar a obra no contexto que ela se insere, no sentido de não banalisar, acertar o olhar  e ter uma coerência sobre a linguagem do artista. 
Marcelo Barnero cria imagens  de um mundo onírico e vejo a sua obra inserida por um diálogo bastante expressivo.  
Seu desenhos  transmitem com detalhes sua maneira de se relacionar com a natureza e o mundo que o cerca. Barnero, como é conhecido por seus amigos, é dessas figuras que conseguem traduzir um desenho delicado  e nos deixa cativados pelas cores e linhas de sua composição. 
Influenciado pela arte de rua, ele é paulista, vive em Florianópolis em contato com a natureza e  conectado com o mundo. Conheci-o através do artista  grafiteiro Paulo Gouvea, no projeto TOY ART que desenvolvemos  em 2009 com a jornalista Fernanda Lago e o empresário  e Dj Marco Madrys.
Ao olhar o  trabalho de Barnero voce sente algo de uma poesia e um encantamento, pois ele tem um diálogo de ilustração muito rico e generoso. É como se estívéssemos observando  um livro de lindas gravuras.   Suas imagens muitas vezes causa-nos uma emoção pela expressão delicada da forma, do traço e da cor. Sua pintura é iluminada, rica, criativa, natural e expontânea.  A expressão de seu trabalho tem  uma filosofia de quem está atento a vida que o cerca, repleta de emoções de seu cotidiano. 
A sensação que tenho ao ver o talento  de Barnero, é que ele expresa extrema sensibilidade e deixa isto transparecer  na maneira como ele concretiza sua obra.
É como se ele fosse um menino brincando com seus desenhos, criando registros, fragmentos da natureza e  ilustrando  sensivelmente um mundo mais feliz. Seu olhar é  direto e objetivo, fazendo  um universo rico, construindo  com prazer e detalhes uma obra muito especial e particular. 
Sua pintura tem uma subjetividade,  carregada de luz própria e apresenta  extrema sutileza de composição. Desde que conheci sua pintura,  observei que ele  executa tudo com extrema dedicação, dando-nos a impressão que está tecendo uma tapeçaria,  fazendo uma trama de cores, como um bordado  de extremo  preciosismo.  Há nas entrelinhas, um cuidado e um diálogo com uma  mensagem, como se ele estivesse  gravando algo para não se perder de  sua memória.
Marcelo Barnero  é primoroso  e nos presentea  uma ilustração fragmentada, colorida e  ao mesmo tempo carregada de poesia e filosofia.
Designer gráfico e ex-skatista profissional, (ele foi um dos skatistas do movimento street skate)  faz de seu cotidiano a vibração de sua arte. 
Usando tinta acrílica sobre papel e canvas, Barnero também  customiza shapes de skate, calçados (tenis), pranchas de surf e objetos em geral.
Voce percebe que ele tem uma iconografia inspirada em referências latinas, onde a flora e a fauna estão explícitas em suas belas imagens. Barnero é vidrado em  fazer passeios em trilhas, montanhismo e pratica esporte de aventura, como o mountain bike. E é óbvio que isto influencia   diretamente a sua pintura.
Ele  já trabalhou com arte gráfica nos anos 80 e 90, talvez por isso assimila muito bem uma linguagem rebuscada de síntese. Sua obra é pensada, calculada e se dilui como um sonho criativo.
Marcelo Barnero faz  também intervenções urbanas ligadas ao grafitti e já participou de várias exposições, envolvendo a street art, além de executar  diversos trabalhos para a marca Adidas na cidade de São Paulo.
Olhar o trabalho deste artista é fazer um voo mágico e pensar que a vida é sempre bela e cheia de esperança e Barnero expressa isso através da ''good vibration'' de sua arte.









Nenhum comentário:

Postar um comentário