Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Jared Leistner e seu estilo ''Datamoshings''

Voce já deve ter visto na sua tv ou em seu computador, aqueles erros de transmissão   que ocorrrem em que a imagem fica fragmentada, com pixels, sombras e um jogo de cores que vem e vão.  Isto na mãos do artista  alemão Jared Leistner virou arte e um estilo.
Jared  fez uma uma tese sobre estes estudos e desenvolveu uma obra fotográfica chamada  ''Erros de processamento digital como um dispositivo estilístico na arte". Os efeitos são chamados de   Chatroulette (tosse ) que consiste em gravar os erros  de transmissão e posicioná-los em um sistema de  digitalização.
Tudo começou quando o  artista ao visitar  o site My Space, se  impressionou  com a foto do perfil de um amigo. A fotografia  aparecia no referido site, de maneira fragmentada e colorida por camadas em diferentes fases, por erro de transmissão de upload. E isto o instigou a estudar como o processo acontecia. Depois de pesquisar minuciosamente, o artista  iniciou o processo de fazer o efeito de maneira proposital. E a medida que ele descobria a técnica, iniciou sua experiência de efetuar a reprodução em efeitos maiores. Isto ele chamou de ''Datamoshings''.
 O interessante é que a loucura de Jared, deu resultados e ele  criou uma obra muito divertida e instigante que se chama ''Datamoshings '', que são efeitos de transmissão efetuados através de formato de vídeo com a imagem comprimida, como Skype ou outros chats webcam.
O artista  atualmente tem um estúdio que  desenvolve projetos de instalações em espaços públicos, além de efetuar trabalhos gráficos de publicidade. Abaixo está o  vídeo ''datamoshing'' e as imagens fotógraficas de sua fotografia  de digitalização  ''chatroulette''.


Nenhum comentário:

Postar um comentário