Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ALEX GROSS e o seu Surrealismo POP


Eu guardei algumas imagens do trabalho de Alex Gross e resolvi postar no Blog, pois a linguagem de sua arte é muito original. Ele é um dos artistas contemporâneos  que gosto muito.
Gross  é de Nova York (1968) e trabalha atualmente em Los Angeles, Califórnia. Ele é especialista em pinturas a óleo sobre tela, cujos temas incluem:  a  globalização do planeta, a beleza, o consumismo,  o caos das grandes metrópoles e as imagens suscitadas deste universo, sintetizando o tempo em que vivemos.
Alex formou-se  em 1990  no  Art Center College of Design, em Pasadena, Califórnia e desde então, ele tem se estabelecido como um artista do movimento do Surrealismo Pop.
Em 2000, ele recebeu uma bolsa da Fundação Japão e foi morar naquele país.  Ele passou dois meses viajando por todo o Japão, pesquisando e coletando uma grande variedade de imagens da arte  japonesa e da  arte comercial,  e as usa como pesquisa para sua própria arte. Parte de sua coleção foi compilada e publicada pela Taschen, sob o título ''Belezas Japonesas '' (2004)
O trabalho de Alex Gross está em diversos museus e   galerias do mundo, bem como aparece em diversas publicações. Sua obra já foi usada em  capa de discos,  livros e revistas  e seu nome consta na história da arte contemporânea ,como uma das figuras mais importantes do movimento Pop Surrealismo.
Em agosto de 2007, o  Grand California State Fullerton Central Art Center sediou uma  grande mostra do Museu, com uma retrospectiva dos trabalhos de Alex em  diferentes períodos  de sua carreira.
O que acho inspirador  no trabalho dele, é que  a sua pintura   nos instiga a conhecer  um pouco sobre a cultura de diversos lugares do mundo. Sua obra é impactante e nos absorve com questionamentos.  
Ele introduz ''imagens vintage ''com toques de modernidade e de grande apelo visual, onde a cor nos absorve com emoção e nostalgia. Há algo inquietante e belo em sua obra que nos fascina, tanto pela figuração como pelo lado humano.
Ao mesmo tempo que ele suscita a história e política em suas obras, Alex Gross  tem a sagacidade de nos mostrar  em seu trabalho,  um senso de ironia muito original. 
Veja mais em www.alexgross.com













Nenhum comentário:

Postar um comentário