Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

GARY BASEMAN E SEU MUNDO DO SURREALISMO POP









(http://www.garybaseman.com/)

Eu gosto muito do  trabalho de Gary Baseman (1960-Los Angeles), pois ele me passa uma inquientação e uma emoção  através de sua arte e  é  um dos artistas mais  criativos que conheço.  Ele tem algo de uma perversidade e um olhar muito particular sobre seu mundo artístico.
Baseman cria um universo  de paisagens estilizadas povoado por criaturas selvagens e inventa umas  donzelas e as insere com um toque de fantasia  surreal. Suas pinturas e ilustrações tornaram  um império de merchandising que inclui brinquedos com edição limitada e aplicação em produto, bem como na produção e direção de filmes de animação.
Ele vive e trabalha em Los Angeles (Califórnia)  e formou-se pela UCLA em 1982. É também conhecido como um dos expoentes do movimento artístico ''surrealismo pop'' e em 2003, foi eleito pela  publicação Entretainment Weekly como uma das "100 pessoas mais criativas do mundo".
Suas obras destacam-se pelo uso de personagens com olhos imensos em situações cômicas, e pelo  uso da cores vibrantes. 
Sua arte é influenciada por diversas fontes, como  os cartoons da Warner Brothers, antigas HQs dos Estados Unidos, Hieronymus Bosch, Day of the Dead e arte pop japonesa. A obra de Baseman é parte de coleções permanentes da National Portrait Gallery em Washington DC e do Museu de Arte Moderna de Roma. Como ilustrador, seus clientes incluem Gatorade, Mercedes-Benz e Nike. Também criou a arte para o popular jogo de tabuleiro Cranium.
Baseman é o criador e produtor executivo de Teacher's Pet, série de desenhos animados feita para a ABC/Disney, a qual ganhou três vezes o Emmy Award para Best Daytime Animated ("Melhor Desenho Animado Diurno"), sendo que dois anos consecutivamente. Ganhou também o prêmio BAFTA por "Melhor Programação Internacional para Crianças".
Suas obras tem aparecido nas páginas de publicações como  Esquire, Forbes, GQ, The New Yorker, Time, Reader's Digest e Rolling Stone, bem como no The New York Times.
A Chronicle Books publicou em 2004 uma monografia sobre a obra de Baseman, intitulada Dumb Luck: The Art of Gary Baseman. O arista é ainda reconhecido como um designer de toys, principalmente pelos bonecos Dunny produzidos pela empresa americana  Kid Robot e os bonecos Qee, fabricados em Hong Kong pela Toy2R.

2 comentários: