Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O mundo da ilustração de Zé Otávio

Zé Otavio Zangirolami é um  jovem ilustrador paulista. Conheci seu trabalho através da indicação de amigos na web.
Ele conta através de  uma entrevista, que nunca estudou muito o desenho e  até os 18 anos, fazia apenas alguma ou outra caricatura de amigos e  até o dia, que comprou  uma revista  brasileira que tinha acabado de sair, a Simples.
Ele admirou o design e os assuntos. Aquilo o estimulou , decidindo  trabalhar com produção gráfica e  a estudar Design Gráfico na Unicentro Belas Artes (São Paulo). E foi em São Paulo que ele começou suas experiências com ilustração em   revistas brasileiras, entrando  para a  SIB, Sociedade dos Ilustradores do Brasil,  integrando  o time de ilustradores da Galeria Magenta em São Paulo.  E desde então seu trabalho tem circulado por jornais e revistas brasileiras.
Suas ilustrações apresentam um  desenho simples e de bom gosto que contagia.  Desde que vi suas imagens  fiquei adimirado pela maneira como ele enfatiza sua linhas  com uma economia de cor e uma síntese ilustrativa muito original.
Olhando suas ilustrações, voce logo evidencia algo de gravura (litografia) mas com uma leitura muito moderna e contemporânea.
Zé Otavio apresenta a composição de seu desenho com um estudo  dos espaços rebuscados de linhas e cores de uma maneira  muito peculiar, criando um  estilo muito original. A impressão que se tem é que ele pode pegar qualquer pedaço de papel, fazer alguns rabiscos,colagens e  desenhar algo simples, transformando  sua composição  numa bela ilustração.
Confesso que ele é um dos melhores ilustradores brasileiros  que tenho encontrado ultimamente, pois ele tem algo fabuloso que na arte  chamamos de'' síntese'', onde o campo aplicativo é dimensionado de forma lógica e emocional.
Ele deixa claro o  domínio   livre de  seu traço, onde encontramos um movimento de linhas expressivas  que  percorrem   uma linguagem gráfica intensa e  vibrante.
A ilustração tem uma peculiaridade de cálculo e através do desenho,  ela encontra um terreno fértil de aplicação e Zé Otavio é um talento fabuloso dentro deste universo.
Ele como ilustrador simplifica e executa com maestria  a sua composição, criando  de maneira muito bacana um lindo desenho.














Nenhum comentário:

Postar um comentário