Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Kris Kuksi e seu mundo fantástico

Através do designer gráfico Othon D'eça Neves que mora aqui na cidade, conheci o trabalho do americano  Kris Kuksi.
Ele  é um artista multimidia fabuloso de Kansas City  (1973) e  passou sua juventude em reclusão e  em isolamento rural, juntamente com sua mãe e dois irmãos mais velhos. Seu padrasto era alcoolátra, o que fez ele também  observar  desde criança sua própria condição de vida no campo, criando fantasias em sua imaginação, onde o grotesco e o macabro ser tornariam elementos importantes em seu trabalho de arte.
Ele faz  esculturas fantásticas que são resultantes da sua técnica meticulosa de composição.
Seu processo de criação  requer muitas horas de manipulação de pequenos objetos que são feitos através de  coletas, manipulando, recortando milhares de peças  e unindo-as em um  resultado muito original.
Kris Kuksi recicla brinquedos antigos e reedita-os como se fossem novos em um conceito mágico,  as vezes assustador e divertido. Ele também faz desenhos e pinturas,  além de suas criativas esculturas. Muitas de suas peças são sombrias, com toques  de surrealismo e um barroco que poderíamos denominar de industrial, em função do material empregado na obra.
Esta combinação de luz e escuridão faz dele um artista cultuado por muitas pessoas.
Cada escultura incorpora as marcas de sua imaginação  absorvida de  sonhos e  servindo como um testemunho da natureza de sua percepção.
Sua criação traz referências de ícones como deuses e santos, com toques religiosos e até irônicos.
Kris Kuksi  discute em sua obra temas como a ganância e o materialismo, que  parecem revelar um novo nível de consciência para o espectador.
Seu trabalho já recebeu vários prêmios com inúmeras exposições em galerias e museus em todo o mundo.
A arte de Kris também pode ser vista em várias revistas internacionais de arte, capas de livros e cartazes teatrais. Sua obra se encontra em coleções públicas e privadas nos Estados Unidos, Europa e Austrália.
Veja mais em www.kuksi.com













Nenhum comentário:

Postar um comentário