Páginas

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Paisagens com um cadáver - (Landscapes with a corpse) de Izima Kaoru

(Imagem da capa do livro ''Landscapes with a corpse''  de  Izima Kaoru)

Izima Kaoru é um fotógrafo japonês que nasceu em Kyoto (1954), vive e trabalha em Tóquio.
Ele é conhecido internacionalmente  por  criar  cenas de violência, com  extrema sofisticação e uma encantadora atmosfera de  horror.
Kaoru faz fotografia e cinema desde o final dos anos 70. Ele trabalhou com publicidade e foi editor-chefe da Zyappu , uma revista de moda que ele fundou em 1994.
A partir de 1993,  ele criou imagens com modelos e atrizes famosas em instigantes cenas de morte. Seu conceito foi captar informações, pedindo que estas descrevessem as fantasias que  poderiam sugerir de sua própria morte, para que ele então, pudesse traduzí-las através da  fotografia. O trabalho resultou em inúmeras exposições internacionais e no livro intitulado ''Landscapes with a corpse'' - Paisagens com um corpo. O título até me fez lembrar dos filmes de Hitchcock.
Trabalhando em várias sequências de imagens, suas fotografias  lembram também o filme ''Blow up''(1966) de Michelangelo Antonioni (o blog já  postou sobre este filme). As  fotos de  grande angular definem a cena,  antes de dar lugar a visões de médio e ''close'', onde chegamos a cena final.
A produção é impecável e quando vi as imagens, fiquei apaixonado pelo trabalho.
As modelos são produzidas e penteadas e os figurinos são  de alta costura  como Vivienne Westwood, Alexander McQueen, Gucci, Prada, Jil Sander, Jean Paul Gaultier, Yves St. Laurent e outros.
As locações dão a atmosfera das cenas produzidas e  incomuns. Izima Kaoru, consegue criar um  tratamento gracioso da figura humana em uma paisagem  angustiante, contra o  choque da morte.
As fotos parecem  mostrar a cena de um crime ou de morte natural, mas ironicamente  não parecem dimensionar algo fatal  e irreversível. Ele faz com que sua fotografia pareça como um registro de   uma espécie de cerimônia elegante e altamente estética.
O que me fascina neste  trabalho,  é a maneira como o  artista monta uma  estrutura visual lúdica em suas imagens, como se contasse-nos um pedaço da história  humana,  sem deixar pistas ou suspeitas do fato ocorrido. Ele consegue transitar no nosso imaginário de maneira surpreendente, criando uma linguagem de horror, magia, mistério e beleza.
Geralmente  as cenas apresentam as modelos com  os olhos abertos, como se olhassem para  um vazio.  E simbólicamente ele  me parece traduzir  algo,  de um  encarar  a morte de frente. Vivendo o momento, com o risco absoluto e o  significado  do contato com a diversidade do mundo.
Izima Kaoru expõe consecultivamente  nos Estados Unidos e na  Europa e seu trabalho está em inúmeras coleções privadas e  públicas, em  museus de arte. 

































Nenhum comentário:

Postar um comentário