Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ronaldo fraga

Ronalgo Fraga é um estilista brasileiro que aprecio pela originalidade de seu trabalho e  pelo seu ritmo de pesquisa em cima da iconografia brasileira. Ele desperta através de sua criação, algo de arte e moda com significados profundos e humanos.
O site dele (http://www.ronaldofraga.com.br/) é de uma beleza incomum, com uma música de um Brasil rico, extremamente exótico e  original.  Poucos brasileiros na moda efetivam com inteligência uma identidade rebuscada de uma brasilidade que enchem o coração e a alma.
Andei retirando um texto  do blog dele sobre  a pesquisa de um de seus últimos trabalhos e resolvi postá-lo aqui, pois dimensiona e caracteriza  um pouco   o  universo imaginário deste talentoso fashion designer.

                                                         (croquis de Ronaldo Fraga)


''Entre 1927 e 1929, Mário de Andrade (1893-1945) realizou uma série de viagens etnográficas aos estados do Norte e Nordeste Brasileiro.
Fez mais de 600 fotos, registrou hábitos locais e fez inúmeros registros de viagem. Este material mais tarde seria reunido em Livro, batizado de “O TURISTA APRENDIZ” . Na realidade não se tratou de uma viagem TURÍSTICA. MÁRIO registrando tudo, procurou traçar as coordenadas de uma Cultura Nacional através da Cultura Popular, memórias de ofício, música e culinária. Observou afetuosamente o primitivo, o rústico, manifestações populares com os olhos de um modernista metropolitano. Bebeu e comeu cores e nomes…
O meu grande sonho sempre foi fazer o mesmo percurso que ele, projeto até aqui impossibilitado por compromissos que me fazem escravo do meu tempo. Paralelo ao trabalho com minha marca, venho desde 2005 trabalhando com inserção de design em cooperativas e grupos de artesãos de Norte a Sul do Brasil. Só a pouco me dei conta que já vinha a tanto tempo registrando experiências e histórias como um Turista Aprendiz. Esta coleção é o resultado de um projeto desenvolvido junto a um grupo de bordadeiras da cidade de Passira no Agreste Pernambucano. Aqui a cultura pernambucana vem costurada, estampada e bordada em linho, seda, bases de algodão e jacquards imitando renda.''
Meus olhos entram em festa por um Brasil feito à mão. Um País bordado de avessos reveladores… Ponto e linha desenham estórias de sobrevivência, amor e dor, refletindo a alma de um povo gentil, festivo, generoso e lindo.
Me embolo de ‘pontos-cheio’, ‘crivos’, ‘matames’, ‘pontos sombra’, ‘renda renascença’… Literalmente por um fio, pontos de um ofício ameaçado de extinção.
Aqui serei eternamente Aprendiz.'' Ronaldo Fraga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário