Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

DAVI ESCOBAR - GRAVANDO A COMPREENSÃO DE SUA ARTE

Muitas vezes para entender a obra de um artista voce precisa assimilar  de que maneira a experiência dele se consolida com sua obra. 
Tenho um olhar criterioso para com a arte,  porém tento ter um despojamento para tentar entender o processo criativo de cada artista que publico aqui no Blog.
A vivência  de um artista pode traduzir muito de seu universo particular e  consequentemente irá referenciar seu grau de contemporaneidade e estabelecer a sua linguagem.
Assim, ao conhecer a obra de DAVI ESCOBAR, um jovem artista plástico gaúcho (Porto Alegre) e   que vive atualmente há  3 anos em  Florianópolis, tentei fazer uma breve analogia.
Ele é   também tatuador profissional  há 13 anos e grafiteiro e tem um estúdio no Rio Tavares. (http://www.laluzstudio.com.br/)
Para entender sua obra voce precisa saber que Davi,  carrega  intuitivamente uma bagagem de informações culturais através de sua vivência com diversas tribos urbanas.
Seu universo gráfico  é pontilhado de informações de estilo inspiradas no oriente e no povo tibetano, em função de seu trabalho com o mundo da tatoo e do graffiti, além de sua vivência com o life syle do surf.
Davi já imprimiu seus desenhos  na pele de  diversas pessoas entre eles empresários, artistas, médicos,  músicos, surfistas e skatistas.
Entre seus clientes estão músicos como Marcelo D2, a vocalista Tati da banda  Chimarruts, o surfista profissional e artista plástico  Binho Nunes, os skatistas profissionais da cena mundial Pedrinho Barros e Rodolfo Ramos, entre outros.
Ele  já participou de algumas exposições coletivas em Florianópolis, onde já mostrou sua pintura  e é também colaborador de  projetos  de ilustração com outros artistas. Inclusive ele já esteve  participando em projetos culturais que desenvolvi junto com a jornalista Fernanda Lago aqui na cidade.
Davi Escobar  é um artista carismático, executa um desenho de traços marcantes e  intuitivamente ele se cerca de uma simbologia própria e efetiva a composição de seu trabalho. 
É como se  ele estivesse transferindo um pouco do exercício de tatuador sobre um novo suporte e tentasse  codificar sua linguagem ilustrativa para apreciarmos.
Seu trabalho de pintura assimila uma imagem gráfica figurativa, onde a interpretação de seu pesonagens parece vir lúdicamente de um livro nostálgico de  ilustrações de sua memória criativa.
Davi apresentará dia 22 de março uma exposição de pinturas na Galeria Luciano Martins, junto ao Nomuro em Florianópolis, intitulada TABU.
O universo deste trabalho é dimensionado em sua pesquisa sobre as tatuagens dos anos 20 e 30, época que se popularizou  a tatuagem no ocidente e que era vista em um  contexto marginalizado.
Davi  Escobar tem um mundo muito grande para ser percorrido pela sua arte, pois  ele é jovem e está em um processo de experimentação.
Ele constrói na superfície de seu trabalho marcas de uma compreensão e nos deixa claro,  que o movimento da arte também se faz por caminhos distintos e por linguagens apropriadas de vivências muito subjetivas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário