Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

O EFEITO GELO-SECO E A QUÍMICA DO ENTRETENIMENTO

                                                                                        

Eu sempre achei interessante a idéia do  efeito  ''gelo-seco''.   Sabe aquela  nuvem de fumaça         acinzentada e clara que parece dar um sinal de que algo vai surgir no meio da penumbra e  que a gente ve,  em espetáculos e em casas noturnas?
O tal efeito é um recurso que muitas vezes  é usado para enfatizar ou dramatizar o contexto do espaço físico, dentro de uma linguagem visual para despretenciosamente atingir  uma emoção. 
Pode parecer irônico mas  do  mesmo jeito que a luz de velas pode criar um clima intimista, o gelo- seco vem parar criar também este  universo íntimo,  em diferentes proporções de espaço e contexto.
Engraçado ou não, a fumacinha causada por ele tem  fundamentos.
A química do gelo-seco parece estar associada ao serviço do entretenimento, pórem ele tem outra referência de composição e aplicação.
Usado   em boites e até em   em peças teatrais, musicais, cinema e também para efeitos de fotografia,  este aplicativo   químico   é uma solução  quimica diferenciada e que muitas vezes é constituída de aroma na fórmula.
Ela na realidade não é  o  ''gelo seco''  própriamente dito,   trata-se de uma  solução aromatizada e vaporização solução, e essa solução pode  até  causar reações alérgicas em algumas pessoas.
Curioso    que sou, entrei em contado com  um amigo que é  um conceituado químico  industrial  na cidade  de  Joinville, Adilson  Santos, para   saber como este processo se efetua.
Ele diz que o  ''gelo-seco é  na verdade o   dióxido de carbono (CO2) congelado. O  tal   CO2 é conhecido por fazer parte da nossa respiração, pois ele é o referido gás que efetua o chamado aquecimento global.
No entanto, ele  possui a seguinte particularidade: encontra-se no estado sólido, a cerca de -78 ºC.
Também tem uma característica interessante a sublimação, a medida que o gelo-seco é aquecido, ele se transforma diretamente em dióxido de carbono gasoso e não em líquido. A temperatura extremamente gelada e a característica da sublimação fazem do gelo-seco uma excelente opção para refrigeração.''
Por exemplo, se você quer atravessar de um ponto a outro do Brasil com uma carne (ou outro produto) congelada, você pode cobrir ela com gelo-seco. O produto ficará congelado a viagem inteira até chegar ao destino  e nada ficará molhado, diferente do que aconteceria se fosse usado gelo normal (à base de água). Muitos já estão familiarizados com o nitrogênio líquido, que ferve a -196º C. O nitrogênio líquido é de difícil manuseio (por ser líquido).
Outras aplicações de grande interesse, além da indústria  foi justamente ser aplicado para a área   do entretenimento.
Adilson diz que:  ''para produzir gelo-seco é preciso começar com um recipiente de alta pressão cheio de dióxido de carbono líquido. Quando se libera o dióxido de carbono líquido do tanque, a expansão do líquido e a alta velocidade de evaporação do dióxido de carbono gasoso esfriam o restante do líquido, ao ponto de congelamento, no qual ele se transforma diretamente em sólido.
Se alguma vez você já viu um extintor de incêndio de dióxido de carbono em ação, viu uma espécie de "neve" de dióxido de carbono se formar no bocal. Essa "neve" é comprimida a fim de gerar o bloco de gelo-seco''
Bem, é claro que voce não vai sair por aí tentando industrializar gelo-seco, mas veja que interessante o que ele nos diz.
''- A baixa temperatura do gelo seco pode gerar queimaduras gravíssimas e em concentrações elevadas pode causar até a asfixia.
- Quando o gelo começa a tomar forma de gás, ele vai para o ar (e para quem não sabe o ar que respiramos é constituído por: 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, e apenas 0,035% de dióxido de carbono). Se a concentração de dióxido de carbono no ar for superior a 5%, ele pode se tornar tóxico, então muito cuidado com a ventilação no local.''
Posso dizer que eu já entrei numa daquelas nuvens de fumaça e a sensação , depedendo do seu estado de espírito  pode ser horrível também. 
Ela  vem na sua direção e voce fica perdido sem saber onde estão as pessoas (cóf, cóf,  cóf, cóf).
Esta  tal  solução que atualmente  soltam em casas noturnas , além do apelo  intimista e até ''kitsch'',  geralmente apresentam um cheiro bastante  doce e esquisito.
Engraçado ou não,  mas não se pode negar o efeito divertido que ocasiona nas pessoas. Uns ficam meio cegos no meio da fumaça toda,  outros tossem e muitos  entram no clima de vibração e euforia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário