Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

A EXPERIÊNCIA METAFÍSICA E FILOSÓFICA DE YVENS KLEIN

                                                       Um salto no vazio – Yvens Klein – 1960

A experiência do artista frances  Yvens Klein (Nice-1928-1962) , é bastante filosófica. Ele  muitas vezes evidenciava uma perfomance e protagonizava sua experimentações, sendo  conhecido  também pelo seu trabalho fotográfico. Sua fotografia  postada acima  é chamda de  '' Saut dans le vide'' (Salto no Vazio), que aparentemente mostra-o pulando um muro com os  braços abertos, em direção da calçada. Esta  é uma imagem instigante e provocativa que ele contextualizava para solidificar suas idéias genias.
Yvens  Klein utilizou a fotografia evidenciando algo transgressor , mostrando sua genialidade com a imagem, como se ele pudesse  até voar   no espaço sideral.
Na realidade  ''Saut dans le vide'' foi publicada como parte de um panfleto  de Klein chamado ''O  artista do espaço'',  onde ele faz uma breve analogia  perante as expedições lunares da NASA, alegando-as  como arrogantes e estúpidas.
O trabalho de Klein é algo bastante reflexivo e busca uma identidade ''zen'', onde o artista denomina ''Le Vide'' que  em português significa  “O Vazio”. 
O interessante, é que este ''vazio'' que ele identifica,  é um estado similar ao que chamamos nirvana, onde não há influências de nada que nos cerque, uma zona neutra em que somos  induzidos a concentrarmos  nas nossas  próprias sensações, ou seja na realidade e não na representação.
Klein apresentou sua obra de diversas  formas materiais, em  que a arte é reconhecida como  pinturas, um livro, uma composição musical, mas removendo o conteúdo esperado destas formas, pinturas sem imagens, um livro sem palavras, uma composição musical sem composição de fato, restando apenas o meio de expressão artística, tal como ele é. Desta forma ele tentou criar para sua platéia uma “Zona de Sensibilidade Pictórica Imaterial”.
Ao contrário de representar objetos de um modo subjetivo e artístico, Yvens Klein quiz que seus temas fossem representados por suas impressões: a imagem de suas ausências.
 O trabalho de Klein reporta-se intensamente a um contexto teórico e de história da arte, mas também metafísico e filosófico, e em seu trabalho ele visou combinar estes contextos. Ele tentou fazer sua audiência experimentar um estado em que uma idéia poderia ser simultaneamente sentida  e entendida.

                                                             (Yvens Klein)

Nenhum comentário:

Postar um comentário