Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

IVAN DE SÁ E SEU UNIVERSO TRANSITÓRIO DE DIVAS POP ARTE


O artista plástico e multimidia Ivan de Sá que vive em Florianópolis, tem uma trajetória brilhante no seu curriculum com a arte. Estudou desenho e comunicação, bem como  técnicas ligadas ao universo de produção da imagem, como fotografia e gravura em São Paulo.  Participou de vários projetos de exposições individuais e coletivas.
Ivan de Sá é destes artistas entusiastas, que se arriscam  em novas experiências e expressam com convicção seu trabalho artístico.
Transitando por elementos  gráficos, seu desenho absorve uma linguagem muitas vezes pop arte e uma relação muito estreita com  o mundo da comunicação visual e da publicidade. Com um olhar crítico, muitas vezes irônico e bem humorado, o artista  sempre faz com  que sua obra apresente elementos inusitados ou que nos surpreendam como linguagem.
O que é bacana  no lado artístico de Ivan de Sá é a sua propriedade de leitura visual, onde percebe-se um somatório de elementos pictóricos que determinam  a  sua composição e o grau de transitoriedade de sua obra.  Ele despretenciosamente se arrisca com sua síntese sobre a imagem, criando um campo vigorosamente expressivo ao espectador. Seu trabalho sempre traz uma novidade e  um dimensão , que  às vezes retratam aspectos de sua personalidade.
Ivan tem o talento de   fragmentar e reunir  possibilidades de interpretação no seu trabalho de arte, deixando claro o seu diálogo.  Talvez por ter uma aproximidade com a linguagem gráfica, o mundo da  publicidade e da comunicação visual,  seus projetos artísticos  sempre me parecem suscitar uma reflexão,  com extremo despojamento.
Estudioso e pesquisador ele domina a serigrafia com maestria e já foi responsável pela Oficina de Serigrafia no espaço das oficinas de arte do Centro Integrado de Cultura em Florianópolis-SC. O  artista ainda  faz cenografia e é produtor cultural.  Atualmente ele presidencia a Associação de Artistas Plásticos de Santa Catarina-AAPLASC.
Para ilustrar um pouco do universo transitório deste artista, estão  postadas abaixo um série de imagens femininas  que o artista  está produzindo atualmente,  de maneira vetorizada com  recorte em vinil, montadas sobre suporte de pvc. São baseadas em HQ ou  ''comics'' e expressam uma atmosfera divertida, ilustrativamente  pop-arte.
Ivan de Sá é um artista que está sempre nos mostrando os territótios  de sua arte e com um universo sempre rico de possibilidades.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário