Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

LA FÉE VERTE - O ABSINTO E A FADA VERDE NA ARTE DO INCONSCIENTE

Sempre quiz conhecer a origem  da bebida absinto, porque em torno dela, sempre estiveram envolvidos grandes artistas da antiguidade e uma infinidade de estórias. 
Lembro que quando eu era  adolescente, meus pais e amigos sempre falavam do grande teor alcóolico da referida bebida e dos mistérios que criavam sobre ela. 
E por ter todo um contexto ligado a arte, comecei a pesquisar para ter  algumas informações, principalmente dos  fatos  pitorescos que a envolvem.
O Absinto é uma bebida destilada feito da erva Artemisia Absinthium. Na sua composição tem  anis, funcho e outras ervas.  Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, um  médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792. Ela era chamado de licor, mas é na verdade uma bebida destilada.
O absinto foi especialmente popular na França, sobretudo pela ligação aos artistas parisienses entre o final do século XIX e princípios do século XX, até a sua proibição em 1915. Calcula-se que milhares de pessoas viraram alcólatras em função desta bebida. Diziam que ela tinha propriedades milagrosas e  ganhou bastante  popularidade com a sua legalização em vários países. É também conhecido popularmente de fada verde (La Fée Verte) em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud, Vincent Van Gogh, Oscar Wilde, Henri de Toulouse-Lautrec e Aleister Crowley eram adeptos da fada verde.
O absinto tem geralmente uma cor verde-pálida, transparente ou, no caso de envelhecido quase que um tom  castanho claro.
Criada originalmente como infusão medicinal pelo  tal médico francês, com uma porcentagem de álcool muito elevada de 40% e 85%, na Belle Epoque tornou-se a bebida da moda, contando com certo poder alucinógeno da planta Artemisia Absinthium que a integrava e que deu nome à bebida.
Para apreciação de novos sabores, era servido com torrão de açúcar e láudano, este último um opióide. Sem o láudano, atualmente pode ser consumido com água, que reduz a graduação alcóolica da bebida. 
Na época seu uso tinha um ritual, onde  sobre o copo com a bebida era  colocada uma colher perfurada que continha o torrão de açucar misturado ao opium. Aquecia-se com fogo e o torrão derretia junto a bebida.
Na Europa do início do século XX o absinto pode ser considerado uma  droga de massas, levando a população ao alcoolismo e, segundo médicos da época, ocasionando outros problemas de sáude, inclusive mentais e doenças como:  tuberculose, epilepsia,  siflis, impotência sexual e há registros de suicídio e loucura.
Em 1873, após noite de consumo de absinto, o poeta Paul Verlaine atirou em Arthur Rimbaud, seu amante na ocasião. Van Gogh, além de suas perturbações inatas, estava sob o efeito do absinto quando cortou a própria orelha e agrediu  sue amigo e pintor Gauguin.
Na Suíça, considera-se que cerca de 40% da população adulta era dependente da "fada verde". Em 1912, cerca de 220 milhões de litros de absinto eram produzidos na França.
O consumo de absinto na França era tão elevado que a hora do consumo foi apelidada de hora verde, entre 17:00 e 19:00 da noite.
Além dos males causados à saúde popular, o absinto foi responsável pelo aumento da criminalidade. Em 1905, Jean Lanfray assassinou sua família com uma espingarda após grande consumo de outros tipos de álcool e de absinto.Em 1908, por plebiscito popular, foi proibido na Suíca, onde 63,5% dos eleitores apoiaram a proibição.
Aplicada em 1910, a lei proibiu o absinto na Suíça. Outros países seguiram e em 1913 os EUA e quase toda Europa haviam adotado a proibição. Apenas na Espanha, Portugal, Dinamarca e Inglaterra ainda era permitido o consumo, desde que a bebida fosse produzida com quantidade limitada de tujona,um dos componentes químicos usados.
No Brasil, somente em 1999,  foi trazida pelo empresário Lalo Zanini e legalizada no mesmo ano, porém teve de adaptar-se à lei brasileira, com teor alcoólico máximo de 54°.
Abaixo estão algumas célebres pinturas feitas por grandes artistas da história da arte, onde o absinto é um dos temas principais de inspiração. Foi anexado ao post o  vídeo com a cena sobre o absinto   do filme Drácula  de Coppola, enviada pelo artista paulista Vanderley Francisco Lopes.

                                                                   Absinto de Edgar Degas

Absinto Drink  de Picasso

O bebedor de absinto de Victor Oliva. Esta imagem é  uma das mais conhecidas do mundo e está no mais famoso café da cidade de Praga, o Café Slavia.

Natureza morta com absinto de Vincent Van Gogh

                                                      O bebedor de absinto de Manet

Um comentário:

  1. Bom gosto seu blog
    Bebo Absinto de uma maneira muito especial...

    Meu blog:http://terragalactica.blogspot.com.br/

    Compartilhei no facebook

    Um abraço

    ResponderExcluir