Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

VANDERLEY FRANCISCO LOPES (VANDI) - A ARTE COMO POSSIBILIDADE DE NOVOS TERRITÓRIOS E UMA NOVA FIGURAÇÃO


Conheci o trabalho do artista plástico Vandi, ou literalmente Vanderley Francisco Lopes, na cidade de São Paulo, onde ele vive e trabalha. Desde que vi suas imagens fiquei impressionado com a riqueza e a expressão moderna que ele imprime na sua figuração e ao mesmo tempo, um olhar muito singular na maneira como ele institui sua linguagem gráfica.
Vandi, é daqueles artistas que me dá sempre a impressão de ser capaz de transformar algo banal em genuíno e belo. Seu trabalho em arte circula por um amplo território de linguagem pop art, mas com infinitas possibilidades de ser extremamente original.
Dono de um estilo próprio, Vandi faz surgir com sua arte um questionamento de possibilidades através de sua fotografia, de seus objetos (ready-made) e de sua pintura, pois seu estilo tem um amplo universo de sedução através de elementos visuais. Há uma emoção latente em sua obra e isto é muito bacana em seu trabalho, pois tem o apelo de uma vibrante imagem que traz comoção. É difícil não se sentir atraído pelo impacto visual de sua obra.
Com uma figuração moderna de cores vibrantes , ele impõe um desenho e uma pintura que inunda nosso olhar como linguagem.
Vandi expressa artísticamente um tempo inquietante de uma geração, reiventado as possibilidades de uma nova figuração, dimensionando uma reflexão do cotidiano e da urbanidade que invade as grandes cidades. Seu trabalho surge em grandes ''portraits'' construindo um universo ilustrativo extremamente original, onde seus habitantes circulam pelas cidades de seu mundo imaginário e real.
Atualmente com trabalhos na Galeria Concreto (veja link abaixo) em São Paulo, da qual é artista exclusivo, Vanderley faz parte de uma nova safra de artistas, que buscam inspiração nos movimentos urbanos, tão característicos nas grandes metrópoles. E que também tem uma vertente ilustrativa e publicitária muito forte nos anos 70 e na cultura pop.
Ex aluno da Fundação Armando Alvares Penteado ( FAAP-São Paulo), o artista percorreu vários caminhos criativos, fez objetos decorativos e utilitários, se aprofundou em design e montou inclusive a sua própria empresa a Nexus Design, atuando em parcerias com outros designers.
Impecável com sua técnica de pintura, ele usa tinta á óleo e acrílica e muitas vezes introduz em sua linguagem, colagens e aplicação de materias inusitados, compondo elementos ilustrativos em sua obra.
Com referências em artistas internacionais que transitam pela iconografia pop art tais  como Jeff Koons, Roy Lichtenstein, Mel Ramos e outros, Vandi cria uma arte também bastante singular.
Há nas entrelinhas de seu trabalho uma riqueza densa e expressiva. Em sua pintura ele deixa claro sua síntese de quem observa o mundo atentamente. E isto, faz com que sua obra mostre um pouco da intensidade que  a vida nos traduz,  por movimentos  contínuos e existenciais.
Veja mais em http://www.concretoart.com.br/novo/

(Pinturas)







(Fotografia)


(Ready Made)


 http://www.concretoart.com.br/novo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário