Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

BARRY MC GEE - transformando a imagem da street art

( Barry Mc Gee passeando de bicicleta com sua  filha pela Baía de San Francisco- Califórnia.)

Barry McGee  é um artista californiano, formado pelo San Francisco Art Institute (1991) em  pintura e gravura. Eu gosto muito de sua obra pois ela traduz algo muito urbano e atual, muitas vezes inserida numa metáfora contemporânea.
Seu trabalho em arte começa  com o graffiti  fazendo intervenções na Baía de San Francisco (Califórnia),
durante o início dos anos noventa e mais tarde começa a se expandir, criando uma obra de  grande densidade visual.  
Sua iconografia   inspira-se fortemente a partir de uma visão pessimista do urbano , experiência que ele descreve como "males urbanos, overstimulations, frustrações, vícios e tentar manter um nível mental sob o constante bombardeio da publicidade".
O trabalho dele tem algo bastante inusitado, pois ele produz pinturas  diversificadas que podem ser abstratas,  geométricas ou figurativas. Ele usa  também  as imagens de seus personagens pintando-os em garrafas vazias de bebidas alcóolicas ou mesmo vagões de trens e veículos destruídos  que são levados para mostras em galeria de arte.
Seu trabalho tem circulado por inúmeras exposições como Nova York, Houston, San Francisco, Los Angeles, Veneza, Reino Unido, Lyon, Tóquio, Bruxelas e outras. 
O valor de mercado de seu trabalho aumentou considerávelmente após 2001, como resultado de ser incluído na Bienal de Veneza e de outras grandes exposições que tiveram repercussão internacional. Como resultado disto,  grande parte do seu trabalho  de street art  na cidade de San Francisco foi eliminado ou roubado.
Ele popularizou o uso de tinta em áreas urbanas com influências de design gráfico , bem como em  galerias de arte  com a  técnica de exposição de pinturas chamada de clustering. Estas composições cluster de imagens são baseadas em instalações similares  as que viu nas igrejas católicas durante um  trabalho no Brasil. Voce pode perceber nitidamente na sopreposições de quadros em suas instalações que elas nos lembram realmente aquelas cenas das igrejas e capelas  brasileiras, onde existem espaços  de pessoas devotas que colocam imagens de entes queridos, sugestionando graças recebidas.
O trabalho dele é intenso e imerso num mundo de informação visual que nos contagia.
Barry Mc Gee também foi um dos primeiros artistas que iniciou  a prática de pintura diretamente sobre as paredes de galerias de arte, imitando a natureza intrusiva de graffiti.
Veja
mais em:














Nenhum comentário:

Postar um comentário