Páginas

sábado, 24 de março de 2012

ELZA SCHIAPARELLI - A REVOLUÇÃO DE ARTE E MODA


Elza Schiaparelli é um marco na história da moda e arte. Ela  nasceu em Roma, estudou filosofia, viajou pelo mundo e  escreveu pornografia que era  chamada  por intelectuais da época de poesia erótica, foi mandada ao convento, fez greve de fome e mudando mais tarde para a cidade de  Paris nos anos 20, começou seu trajetória de arte na moda.
Foi amiga de diversos artistas e sempre influenciada pelo surrealismo e o cubismo contou muito com Salvador Dalli no desenvolvimento de suas peças de roupas exclusivas.
Ela fazia pesquisas e de uma maneira muito pop descobriu e inventou, objetos , colocou cadeados nos casacos e até elaborou  tingimentos em peles de animais. Inclusive foi ela  que criou o tal ''rosa choque''. Sim,  Elza  é a descobridora deste tom de cor que revolucionou uma época e até hoje é utilizado em cartelas de cores no mundo todo. 
Elza Schiaparelli era considerada a rival de Coco Chanel  e na época,  tinha que ser inteligente, criativa e muito boa, para agradar a todos.
Assim,  em seu primeiro desfile fez tudo o que pode pra brilhar e  criou suas roupas  pensando nas artes plásticas. As peças fizeram muito sucesso, pois transgrediam a estética do que era visto comumente na época.
Sempre rodeada de artistas e amigos  como DuChamp, Man Ray, Dalli, Stieglitz, Jean Cocteau, Christian Bérard, criou roupas determinantemente surreais.
Enquanto Coco  Chanel criava para a mulher moderna,  Elsa vestia uma mulher emblemática  usando muito bordado, com diversos temas de inspiração como o circo, o desenho e  a gama de diversas  cores. A mulher  que usava sua moda era dita como original e excèntrica.
Ela desenvolveu chapéus, diversos acessórios e perfumes e é cultuada como uma das mais reveladoras  estilistas de moda e arte, em uma época que pouco se falava de estética   visual e artística.
Ao realizar a fusão de arte com moda, Elza Schiaparelli ofereceu as mulheres uma nova opção de vestir. Apesar de ter tido clientes como as atrizes Greta Garbo, Joan Crawford e Carole Lombard, ela não fez muitos figurinos para o cinema. Seu maior sucesso foi em 1937, com o filme "Every Day's a Holiday", com Mae West. Também criou os figurinos dos filmes "Artists and Models" e "Moulin Rouge", com Zsa Zsa Gabor, em 1952
Durante a Segunda Guerra Mundial proferiu palestras nos Estados Unidos e em 1949 abriu uma loja filial em Nova York.
Realizou seu último desfile em 1954, vindo a falecer em 1973.
Veja abaixo algumas criações feitas por ela  inspirada  nas artes de Dalli, Picasso e outros.


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário