Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

HOLI - FESTIVAL DAS CORES




Holi  é um festival  religioso de  primavera celebrado pelos hindus com grande entusiasmo.
Ele é  celebrado principalmente na  Índia, Bangladesh, Paquistão, Nepal  e em países com indianos ou populações  que seguem o hinduísmo  como Suriname, Malásia, Guianas, África do Sul, Trinidad, Reino Unido, Estados Unidos e Ilhas Maurícias.
Este festival é  também conhecido como Festival das Cores  ou  Doḷajāta.
O Holi mais célebre está na região de  Braj, em locais ligados ao Senhor Krishna, Mathura, Vrindavan, Nandagaon e Barsana , que se tornou um destino turístico durante a temporada de Holi.  Grande parte do sul da Índia, no entanto, não comemora o  Holi com o mesmo fervor.
O dia principal do Holi, também conhecido como Dhuli em sânscrito, ou Dhulheti, Dhulandi ou Dhulendi, é comemorado por pessoas jogando pó perfumado e perfumes nelas mesmas.  
Fogueiras são acesas na véspera do festival, também conhecido como Holika Dahan (queima de Holika ) ou Holi Chhoti  e  após  orações Holika Dahan são ditas e o louvor é oferecido. 
Com o passar dos anos o Festival é marcado por um turismo criativo, de pessoas que entram nas festividades e divulgam cada vez mais este culto.
Inclusive há uma  coleção de vídeos que caracterizam o Holi -Festival das Cores  em locais em todo o mundo e com a qualidade dos equipamentos de filmagem e fotografia, as imagens captadas são sempre  surpreendentes.
Abaixo está um pequeno  vídeo desta última edição do Holi e   foi filmado e dirigido por Jonathan Bregel e Mohtaseb Khalid  em Nova York / India neste  março passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário