Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

RELICÁRIOS DO SOL NASCENTE - A OBRA ATUAL DE SOL JARAS

María Soledad Jara Alarcón  ou Sol Jara como é conhecida,  é uma artista plástica chilena com formação acadêmica que  estudou pintura, gravura e técnicas diversas as quais definiriam mais tarde o caminho de sua obra.
Dona de um talento impecável na composição de suas imagens, Sol faz um desenho muito belo,  com detalhes e texturas que inundam nossos olhos pela composição de planos intensos com  formas, linhas e cores.
Sua trajetória é marcada por exposições coletivas e individuais no Chile , Brasil e em outros países.
Atualmente ela reside em Florianópolis, mas manteve sempre sua relação com o local onde morava o arquipelágo de  Chiloé. 
Ela foi uma das artistas  responsáveis juntamente com os artistas  de Santa Catarina, Ivan de Sá e Valeska Bittencourt por uma residência artística,  que permitiu mostrar recentemente  seu trabalho e  de outros artistas brasileiros  no Museu de Arte Moderna de Chiloé.
Sol Jaras produz uma arte muito interessante onde predomina uma figuração de  linguagem bastante simbólica, intimista e rebuscada de um diálogo muitas vezes dramático e da escola a qual  chamamos na história da arte, de universo fantástico.
Há momentos em sua obra de um diálogo bastante surreral e de fantasia, permitindo um mundo lúdico de interpretações muito pessoais.
Esta semana dia 01 de agosto (4a.feira) todos poderam ver sua mais recente obra intitulada "Relicários do Sol Nascente'', onde ela apresenta uma coleção de 15 peças em  técnicas mistas.
Trata-se de sua primeira exposição individual na cidade  e será  a partir das  19:00 hs  no Espaço Coletivo de Arte, situado junto a Creperia da Lagoa da Conceição em Florianópolis.
Usando diversas técnicas como pintura, desenho, colagem e outras,   ela nesta exposição   utiliza o papel como suporte, originando um trabalho bastante ilustrativo. 
 ''Relicários do Sol Nascente'' cria uma relação intimista da artista com as pequenas caixas onde você guarda e armazena coisas muito particulares, preciosas ou dita como  ''sagradas''.
E dentro deste contexto Sol Jaras ambienta sua relação criando desenhos e pinturas, explorando com muita sutileza  imagens de fantasia  rebuscadas de símbolos.
Esta brilhante artista mostra em seu novo trabalho, a delicadeza de sua arte e  com sabedoria seus sentimentos mais intímos e parte de sua experiência existencial e afetiva.
Há acima de tudo na obra de Sol Jaras um compartilhamento de seu processo introspectivo e que ela generosamente expõe ao nosso olhar.
Conhecendo-a, posso dizer que sua alma transgride e se revela por um caminho rico e cheio de emoções  sem limites.
Abaixo estão postadas imagens de alguns destes novos trabalhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário